Pesquisar neste blogue

terça-feira, março 15, 2011

O Princípio do Mentalismo




“O TUDO é mente; o Universo é mental.”


Ao iniciar o estudo do Metalismo, é necessário ter em conta que no Universo onde vivemos existe um único Deus, independentemente da religião ou cultura, e este é o mesmo para todos.

Todos estamos ligados e pertencemos a uma só mente, ao existir uma só mente, existe apenas uma Lei que se manifesta através dos sete princípios indicados anteriormente. 
Se o Universo é Mental, significa que cada uma das coisas que vivemos depende do nosso pensamento. Para algumas pessoas a vida é uma grande oportunidade de crescer e de desfrutar, para outras a vida é um grande sacrifício e uma contínua luta. A diferença entre estas pessoas está na sua própria mente e na forma como percebem o mundo. O universo pessoal de cada um depende do seu pensamento. 

Tudo o que uma pessoa acreditar de si própria, é o que vai ver refletido nas outras pessoas, ou seja, se acreditar que é bem-sucedida e merecedora de boa sorte, então irá atrair pessoas que evidenciaram essa crença. O mesmo irá acontecer com pessoas que acreditam no oposto. 

Tendo em conta que o Universo em que vivemos é Mental, e que responde ao que escolhemos pensar em todos os momentos, nada na nossa vida é aleatório, ou seja, tudo o que acontece está a espelhar os nossos Pensamentos e Crenças. Assim, a primeira tarefa para a transformação pessoal é controlar o pensamento. 

Somos constituídos pelo Espírito, ou mente consciente, pela Alma, ou mente inconsciente, e pelo corpo Físico. Tudo o que chamamos Universo ou Deus manifesta-se através do Espírito, ou seja através da mente consciente, é aqui onde opera a nossa vontade e nosso poder de decisão. A Alma é a parte obediente do Espírito e é esta que se encarrega de manifestar no que chamamos corpo. 

Exemplificando, o Espírito ou mente consciente, escolhe a “semente” e a Alma ou mente inconsciente, é o terreno fértil onde a “semente” vai crescer, o corpo será o fruto, é a colheita ou o resultado que se vai obter. 

Dá-se o nome de Livre Arbitro à nossa capacidade de escolhermos os nossos pensamentos. Nós podemos escolher entre o “bom” e o “mau, segundo o que aceitamos como verdadeiro para a nossa consciência, e é mediante essa escolha que o materializamos na nossa vida. 

A partir de agora, e de acordo com o aprendido acima, devemos abandonar a ideia de que somos vítimas do destino, e aceitarmos que tudo o que nos acontece estamos a escolhe-lo de alguma forma. Muitas destas escolhas são feitas em frações de segundos e se depositam na nossa mente inconsciente, onde germinam e posteriormente se manifestam na nossa vida.

É assim que o nosso Universo funciona. Ele diz sempre sim a tudo o que elegemos acreditar. A maior parte das crenças foram formadas ao longo do tempo de acordo com a família, com a cultura, com a sociedade, com a religião e com as instituições de educação.

É importante saber que tudo o que temos depositado na nossa mente inconsciente pode ser removido. Podemos criar novos pensamentos, aceitar novas ideias e desenhar uma vida muito mais favorável.

Como seres criadores podemos ir cultivando novas ideias na nossa mente, mas para isso é necessário remover as crenças negativas, não podemos ter crenças opostas. Tudo isto não é um trabalho fácil, porque no nosso inconsciente estão todas as experiências vividas desde que fomos concebidos, as memórias de outras vidas e tudo o que experimentamos até hoje. Esta parte da mente funciona como um arquivo, onde se encontram guardados todos os hábitos e lembranças aprendidos.

Os neurônios são as células que permitem o nosso cérebro funcionar. Cada neurônio tem extensões que são os Axônios, são como que uns cabos que ligam cada neurônio entre si, é através destes que transmitem a mensagem elétrica ao longo do corpo. O cérebro dá a ordem, os neurônios transmitem essa ordem ao corpo e finalmente o corpo executa essa ordem.

Quando se repete muita vezes a mesma ação cria-se um hábito, ao fazê-lo muitos neurônios juntam-se entre si formando um cabo mais largo, sendo mais fácil a passagem da energia. Estes cabos neurais nunca se separam, o que significa que uma vez aprendido o hábito, este permanecerá para sempre connosco.

O nosso cérebro funciona sobre a base de hábitos, porque desta forma poupa energia e recursos. Uma vez que aprendemos as funções básicas como vestir, já não necessitamos de aprender novamente a cada dia. O hábito é como que um mapa no cérebro por onde a energia passa cada vez que temos que repetir uma função já conhecida. Quanto mais repetirmos a mesma tarefa, mais o hábito se torna mais forte, sendo assim mais fácil executar essa mesma tarefa.

Criar um novo hábito é a forma que temos de mudar. No início este novo hábito terá um cabo muito fino, mas com o tempo e com a repetição esse cabo fino tornar-se-á mais forte do que hábito anterior. São necessárias duas condições para que a formação do novo hábito seja bem-sucedida o desejo de melhorar e a repetição desse novo desejo.

Se durante muito tempo foste uma pessoa que pensa mais no negativo do que no positivo e decidiste mudar, as primeiras tentativas que faças não serão muito bem-sucedidas e é provável que mais facilmente voltes ao estilo anterior. Quanto mais entusiasmo e desejo tens de mudar, mais rapidamente se unirão os neurônios para levarem a nova mensagem ao resto do organismo.

Lembra-te sempre, que quanto mais melhorares a tua vida pessoal, mais melhorarás a vida das pessoas que te rodeiam. Cura as tuas próprias feridas e assim estarás a curar as feridas de quem te rodeia.

Em suma, se pretendes seguir o caminho da transformação pessoal, se pretendes criar novas ideias e vê-las materializarem-se na tua vida, começa por dar atenção aos teus pensamentos, se são de uma vibração mais baixa substitui por pensamentos positivos e de vibração mais elevada. É necessário também o desejo de mudar, a persistência e a repetição, de forma a criares novos hábitos.

Fontes:


Vídeo Youtube

1 comentário:

O Princípio do Mentalismo

“O TUDO é mente; o Universo é mental.” Ao iniciar o estudo do Metalismo, é necessário ter em conta que no Universo onde...