Pesquisar neste blogue

quarta-feira, abril 20, 2011

Princípio da Polaridade Parte I




“ Tudo é duplo; Tudo tem dois pólos; tudo, o seu par de opostos; os semelhantes e os antagônicos são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos tocam-se; todas as verdades são semi-verdades; todos os paradoxos podem reconciliar-se.”


No Universo onde vivemos tudo é duplo e tudo tem o ser par oposto. Por exemplo o Calor/Frio, Bom/Mau, Rico/Pobre, Amor/Ódio, Homem/Mulher, Feminino/Masculino entre outros. A nossa função no planeta é encontrar o equilíbrio entre os dois polos.

Segundo El Kybalión “os opostos são a mesma coisa, mas em graus diferentes.” Por exemplo, se observarmos uma pessoa muito boa e a compararmos com outra muito má, a essência é a mesma, mas são de diferentes graus de manifestação. Cada uma destas pessoas estão localizadas num extremo, o da bondade e o da maldade.

Para harmonizar os opostos é necessário encontramos a unidade com tudo. Se queremos encontrar a Paz e a Harmonia, devemos aprender a encontrar a unidade com tudo o que nos rodeia. Quanto maior é a separação que percebemos, mais se manifestam os conflitos. É necessário aprender a reconhecer os dois lados, pois onde há maldade há bondade e vice versa.

Se te encontras a viver uma situação extrema, em que estejas num dos pólos e pretendes neutralizar a situação, é necessário criares a energia da polaridade oposta. Para transmutares uma situação, terás que utilizar a energia desse par.

No campo amoroso, por exemplo uma boa pessoa não tem companheiro, com a sua bondade elimina a maldade, mas não consegue um companheiro sendo boa pessoa, só se consegue Amor quando se ama. Em primeiro lugar, esta pessoa começaria por amar-se a si mesma, e depois à pessoa ideal que produziu na sua mente. Assim, o verdadeiro amor iria manifestar-se na vida da boa pessoa.




Sem comentários:

Enviar um comentário

O Princípio do Mentalismo

“O TUDO é mente; o Universo é mental.” Ao iniciar o estudo do Metalismo, é necessário ter em conta que no Universo onde...